domingo, 1 de abril de 2012

Dica de Restaurante: Clos de Tapas

os chefs
Normalmente não falo sobre restaurantes e gastronomia aqui no blog, mas resolvi abrir uma exceção.
Não sou crítica gastronômica, e meu paladar não é tão perspicaz como imagino que seja o de um crítico de verdade, mas adoro comer bem e adoro uma novidade.


Ontem, meu marido e eu fomos a um restaurante relativamente novo (inaugurou em 2011) na Vila Nova Conceição chamado Clos de Tapas. Como o nome sugere, lá podemos provar  "tapas" que são coisinhas de beliscar de influência espanhola. Mas não são meros belisquetes, os chefs Ligia Karazawa e Raul Jiménez são super sofisticados e me surpreenderam.


Fomos duas vezes e ontem foi a segunda. Das duas vezes pedimos o que eles chamam de menu degustação com 6 pratos - ele inclui o couvert, 2 pratos frios, 3 pratos quentes e 1 sobremesa. E é surpresa, tem que estar disposto a se aventurar.


Comer no Clos de Tapas é uma experiência sensorial, os chefs não se preocupam apenas com o sabor e sim com aromas, texturas, ambiente. Além do atendimento, que é ótimo.


O restaurante foi aberto por Marcelo Fernandes, que começou com Alex Atala no D.O.M (ainda vou lá!). A arquitetura é de Naokii Otaki e o paisagismo de Gilberto Elkis. A louça - lindíssima - é de Hideko Honma e a arte é de Enrique Rodriguez. Como disse, é uma experiência completa.
Mas vamos aos pratos. Não consegui foto de todos eles, mas dá para ter um gostinho.
Dia 1:
Couvert: 
1 - pães frescos feitos na casa, tinha baguete, de azeitonas, de cereais e de leite acompanhados de manteiga de uma coisa que não lembro o nome.
2 - conserva de legumes para acompanhar os pães. 
3 - o PF - uma casquinha de arroz com um creme de feijão com micropedacinhos de bacon crocante e farofa de couve - mais brasileiro impossível.

Pratos:
4 - tronco - esse foi o meu preferido do primeiro dia, parecia uma floresta encantada. O tronco era mandioquinha e acompanhava folhas verdes, flores, legumes e mini cogumelos - era muito lindo! dava dó de desmanchar. Acompanhava uma espécie de fumaça que inundava toda a mesa, escorrendo pelas beiradas e exalava um aroma de floresta. Adorei.
5 - roasbeef - servido com um chip de mandioquinha e tinha uma pincelada de cobre no prato de pedra.
6 - arroz de pato - saborosíssimo.
7 - Contra-filet à moraes - corte alto de filet com flor de sal e alho frito, acompanhava um creme de alho no formato de gema de ovo.

Falta um dos pratos, que não me lembro e não encontrei a foto.

Sobremesa:
8, 9 e 10 - o côco - côco com curry, o garçon abre "o côco" na mesa que revela o interior cremoso.

E para finalizar, como não tomo café pedi um chá de hortelã que vem acompanhado de docinhos deliciosos (11).

Dia 2:
Ontem comi ostra e arraia pela primeira vez.
Vou pular o couvert pois é igual ao do dia 1.

Pratos:

4 - A Ostra, sua concha e sua pérola, uma ostra empanada em algas e uma pérola de seu próprio caldo. Esse foi o primeiro prato.
5 - Caixa de legumes - eram vegetais sobre um creminho de alho e uma "terrinha" que não sei o que era, mas era crocante e gostoso. Lindo. Adoro prato com flor.
6 - Arraia - acompanhava tiras do que acho que era beterraba e tinha formato de uma rosa - na hora que o prato chegava a mesa, se espirrava água de rosas sobre essa flor de beterraba e a gente ficava ali, sentindo aquele cheirinho gostoso.

Agora os pratos sem foto:
Depois veio o arroz de jerimum com sementes crocantes e molhinho caipira. O último prato quente foi o "bloddy beef", como diz o nome era um filet quase cru acompanhado de pedacinhos de beterraba e um molho de beterraba espirrado no prato. Bem viceral , meio Dexter - e super saboroso.

A sobremesa foi um prato que - depois de conversarmos com a simpática chef Ligia - descobrimos que fomos cobaias, ainda não está no cardápio e será servido em homenagem a Páscoa. Era uma casquinha no formato de ovo de café, com um creme branco suave dentro e uma espécie de sorbet de maracujá imitando a gema. Esse ovinho estava sobre "galhos" de chocolate e folhas de menta. Ainda estou na dúvida, mas acho que foi o meu prato preferido da noite. Aprovadíssimo!

Também pedi chá de hortelã que veio acompanhado de "pedrinhas" doces.

Pra que curte uma novidade e não tem medo de se aventurar, vale à pena.

Beijo-flor e bom apetite!

Nenhum comentário: