sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dica de leitura: “A fada que tinha idéias”. Porque quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda.


Hoje vou falar sobre um clássico da literatura infantil e que foi um dos meus preferidos na minha infância: “A fada que tinha idéias” da consagrada Fernanda Lopes de Almeida e com ilustrações de Edu. A edição que tenho hoje em casa é a quinta impressão publicada pela Editora Ática.


Mas esse livro, como disse é um clássico, e já fez uma carreira bem impressionante, desde que foi publicado em 1971 já conquistou diversos prêmios, entre eles: foi indicado pela FNLIJ como uma das cinco melhores obras infantis brasileiras; foi incluído na Bibliografia Seletiva  de Literatura infantil, no ano internacional do livro – 1972; foi selecionado para o acervo permanente da Biblioteca para a Juventude, de Munique – 1976; recebeu, em adaptação teatral da Autora, prêmio MEC/Troféu Mambembe – 1982.

Se não leu, tem que ler. Simples assim.

A história é sobre um mundo onde as fadas vão à escola e tem suas rotinas. No meio disso está Clara Luz, uma fadinha questionadora e criativa.

O livro foi lançado em uma época na qual o regime militar censurava tanto a imprensa quanto os livros e “A fada que tinha idéias” conseguiu escapar da repressão da ditadura. Então se destacou tanto por suas qualidades literárias quanto pela coragem de tratar da liberdade de expressão. Levando um mundo mais colorido e esperançoso aos pequenos.

Resolvi falar desse livro hoje porque não pára de chover lá fora e meu trecho favorito desde pequena é quando a fada Clara Luz usa sua mágica para criar uma chuva multicolorida. Já pensou se ela estivesse agora lá nas nuvens, fazendo suas estripulias e nos presenteando com uma chuva assim?
Adoro chuvas e céus acinzentados nublados, mas não seria nada ruim olhar pela janela e ver uma chuva com cores de arco-íris lavando nosso dia, não é mesmo?

Beijo-flor e bom final de semana!



2 comentários:

Carpe Diem disse...

Não rola uma animação delicada e amorosa da Clara Luz e suas peripécias no mundo das Fadas by Carrosine?
beijos

Camila Carrossine disse...

Seria bem interessante Carla! Quem sabe um dia... Beijos!