quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dica de leitura - "A princesinha medrosa"


Hoje a dica de leitura é um livro que tenho muito carinho por várias razões.

Começa pelo autor, que é o mestre Odilon Moraes. O texto e as belíssimas aquarelas são de uma doçura, de uma sutileza... impossível não se encantar.

Odilon Moraes nasceu em 1966, no interior paulista, onde passou a infância e adolescência.

O chamo de mestre pois tive o privilégio de fazer um curso de seis meses sobre ilustração infantil com o Odilon e sempre digo que, além da faculdade, tem dois cursos que foram mega importantes na minha vida, e esse foi um deles. O Odilon além de talentoso é um ótimo professor.

Voltando ao livro, a história é sobre uma princesinha que tem muito medo do escuro, de ficar sozinha e de ficar pobre. Em suas andanças ela encontra um amigo e .... vai ter que ler, não vou contar a história inteira nananinanão.

A quarta capa é de Jutta Bauer, uma autora alemã que gosto muito, mas falarei dela em outro post. Segue o texto dela:
Princesinha, você é tão rica e poderosa... Todos, até mesmo o Sol, obedecem às suas ordens! Por que, então, você é infeliz? Por que se preocupa tanto assim? Vai superar os seus medos? 

A história de Odilon sobre a princesa medrosa tem a força e a simplicidade elegante que aprendemos a amar nas fábulas clássicas. Mas, como um grande cozinheiro, ele acrescenta alguns temperos secretos à receita. Com isso, faz da fábula algo inconfundivelmente seu. Um desses temperos é uma boa pitada de humor suave e carinhoso. Nós aprendemos a gostar da princesinha. Compartilhamos as preocupações e a felicidade dela.

Além disso, há um outro tempero, tão secreto que não sou capaz de dizer o que é, e chamarei apenas de "a magia do Odilon". Pois ele nos revela a imensa magia que há no burburinho das estrelas (e ainda nos faz com que acreditar nelas!), e também outra, mais terrena, porém igualmente maravilhosa, de brincar no lago na companhia do melhor amigo... É muito importante manter esse tipo de magia em nossas histórias e em nossa vida.

O livro também recebeu o prêmio de Melhor Livro do Ano oferecido pela FNLIJ.

E além de tudo isso foi publicado pela Cosac Naify, ou seja, qualidade indiscutível.

O meu é até autografado!!!

Boa leitura!


Nenhum comentário: