quarta-feira, 7 de março de 2012

Dica de Livro: “Pequeno Azul e Pequeno Amarelo” – Leo Lionni


Em 2010 fiz um curso com o autor/ilustrador Odilon Moraes e foi quando fui apresentada a esse livro.

Me encantei...

“Pequeno Azul e Pequeno Amarelo” é um clássico mundial da literatura infantil.
A edição que tenho é da Berlendis & Vertecchia Editores e foi publicada em 2005.

Leo Lionni - o autor
Leo Lionni (1910 – 1999) nasceu em Amsterdã e não teve educação formal em cursos de arte. Era autodidata e ainda criança passeava nos museus da sua cidade para aprender a desenhar.

Sua vida profissional se iniciou em uma área completamente diferente – economia, mas em 1933, quando se mudou para Milão, tornou-se diretor de arte (achei isso super legal, ainda mais agora que comecei a pós em direção de arte – ihhh, divaguei...). Em 1939 ele foi morar nos Estados Unidos onde atuou também atuou nessa função em agências de publicidade e outras empresas. Foi diretor de arte da revista Fortune por 12 anos.

Os livros infantis vieram a partir de 1959, quando se mudou de volta para a Itália. Esse foi o primeiro e nasceu de maneira despretenciosa quando contava a seus netos em uma viagem cansativa de trem.
Sobre a história, arrisco em dizer que é uma história de síntese. Sem firulas.
É um livro sobre amizade, alegrias, tristezas, família e brincadeiras. E de lambuja o autor ensina um pouquinho de teoria da cor.

É ilustrado com manchas de cor (não tenho certeza, mas parece papel rasgado), o que estimula a imaginação do leitor. E incrível como não precisa nada além dessas manchas para contar essa singela história.

Achei esse vídeo abaixo que mostra uma edição diferente da que tenho aqui em casa. Dá para apreciar um pouquinho do livro.

Beijo-flor e Boa leitura!

Um comentário:

Anônimo disse...

Incrível mesmo, Camila. Parece que, quando vem, a ideia dá um jeito de se expressar, seja como for. Lindo, o livro! Bj, Andréa