sexta-feira, 27 de abril de 2012

FNLIJ - 2012 - 14o. Salão FNLIJ do livro para crianças e jovens

1 - fachada do evento / 2 - Alê Camargo e eu em um momentinho de descanso / 3 -  da direita para a esquerda: eu, Laura van Boekel - a linda editora da Escrita Fina, Mirna Brasil Portella - autora do "Chuá! Chuá!", Hugo Monteiro Ferreira - autor de "Antônio" e sua simpática esposa / 4 - Hugo, eu e Mirna com as crianças / 5 - Eu e a linda e querida Andrea Viviana Taubman - autora de "O menino que tinha medo de errar" / 6 - eu e Andrea com uma turma incompleta dos autógrafos.
Aterrisamos bem cedinho no Aeroporto Santos Dumont , no Rio de Janeiro (terra linda, diga-se de passagem). O dia estava ensolarado e prometia. Como ainda tínhamos um tempo disponível, Alê e eu fomos tomar café na famosa Confeitaria Colombo - torradas, mel, chá, geléia entre outras delícias... Não é todo dia que temos essa chance, então resolvemos aproveitá-la.

Às dez da manhã estávamos lá dentro da FNLIJ e eu com meu crachá : "Camila Carrossine - autora", feliz da vida. O primeiro lançamento foi com Hugo e Mirna, e foi nessa mesma hora que os conheci pessoalmente, antes disso só emails e facebook (vivemos em uma era virtual, não é mesmo?). Mas o que li no texto dos dois quando ilustrei o "Antônio" e o "Chuá! Chuá!" se traduziu nas próprias pessoas, bem ali, na minha frente. Hugo muito gentil e Mirna muito doce, iguais às palavras que escrevem.

As crianças ouviam atentamente o que falávamos e traziam muita curiosidade nos olhos. Descobri que elas gostavam de tomar banho de chuva e que não gostam de ficar sozinhas, igualzinho a nós - adultos.

Depois que acabou esse primeiro lançamento fomos dar uma passeada na feira  e checar os lançamentos. Tanta coisa legal, tanta coisa bonita, tanta criança com seus saquinhos de lanche (eu reparei: uma maçã, uma garrafa de água, um bolinho e um pacotinho de bolacha) - imagina o dia inesquecível que elas passaram...

Comemos qualquer coisa por ali mesmo (vocês lembram, o café da manhã tinha sido dos bons!) e logo já seria hora do outro lançamento.
à esquerda detalhe do chão e à direita o salão da Confeitaria Colombo
Quinze horas eu e Andrea (ela eu já conhecia deeeeesde a outra FNLIJ) fomos para a Biblioteca de crianças e enfrentamos conversamos com umas 100 delas. E criança é um barato, tinham as interessadas, as não interessadas, as bem pequenininhas com soninho, as que não queriam ir embora, as que ficavam de costas e as que levantavam a mão para falar alguma coisa. Eu lembro que quando era pequena nunca perguntava, sempre tinha vergonha. Acho que tinha medo de errar a pergunta, que nem no livro da Andrea.

Depois precisamos sair de lá pois teria outro lançamento, então fomos para o estande da Escrita Fina e lá aconteceu o que pra mim foi o ponto alto do envento. Andrea e eu estávamos lá assinando alguns livros e conversando com algumas pessoas tranquilamente, quando de repente chegou uma garota - Júlia (jamais esquecerei o nome dela) - e pediu um autógrafo em um papel. Quando ela percebeu que ali tinha duas pessoas autografando ela gritou bem alto para o resto "deles": OLHA! AQUI TEM DUAS ESCRITORAS!!!, e se corrigiu em seguida: NÃO!! É UMA ESCRITORA E UMA ILUSTRADORA!!!

Nesse momento chegaram uns 20 de uma vez em um espaço que calculo tinha uns 3x4m (repleto de estantes de livros, mesa, cadeiras e caixas), todos colocando a nossa frente agendas ou pedaços de papel para ganhar seus autógrafos. Um lá gritou: "EU JÁ TENHO TRÊS!"... Eles competiam para ver quem tinha mais assinaturas. Foi muito divertido, um pouco assustador também, rs.

Essa foi minha pequena aventura da quarta-feira passada. Só sei que depois de brincar o dia inteiro, de tão cansada, dormi feito criança.

Beijo-flor e bom final de semana.


Um comentário:

Anônimo disse...

Que bacana, Camila, parabéns! O "resumão" sobre os lançamentos da FNLIJ - inclusive os seus - no blog da Escrita Fina também está bem legal, você viu? Bjs, Andréa